6 de jan de 2016

06 DE JANEIRO - Celebração do Dia

No calendário celta, neste dia, celebrava-se a deusa tríplice Morrigan: Ana, Badh e Macha. Essa deusa regia a guerra e a morte, sendo invocada com cânticos e inscrições rúnicas antes das batalhas. Segundo as lendas, ela aparecia antes de cada luta, ora sobrevoando o campo de batalha em forma de corvo, ora vigiando os guerreiros em forma de serpente ou no final da batalha, como "A lavadeira da vazante", a gigante que lavava as armaduras dos mortos e os ajudava em sua travessia para o mundo subterrâneo.

Epifânia, comemoração dos Reis Magos. A Igreja Ortodoxa comemora, neste dia, a Festa das Luzes e o Batismo no Rio Jordão. Os padres benzem as casas, aspergindo água benta com galhos de manjericão. Apesar da baixa temperatura, as pessoas mergulham nos rios para se purificarem.

Na Espanha, as crianças recebem uma parte de seus presentes no Natal e o resto neste dia. Aquelas que escreveram cartas para os três Reis Magos recebem seus presentes e todos comem as roscas tradicionais, chamadas "roscon". Em troca dos presentes, as crianças deixam uma oferenda para os Reis Magos: um copo com conhaque, nozes, frutas e um balde de água para seus camelos. As crianças que não se comportaram bem, encontram em seus sapatos pedaços de carvão em vez de doces ou brinquedos. Em certas regiões, ainda são feitas procissões, em que as pessoas carregam representações dos três Reis Magos para atrair boa sorte.

Celebração de Nehelenia, a deusa celta guardiã dos caminhos. Ela era invocada para proteger as viagens, abrir os portais para o mundo dos sonhos e conduzir o buscador para os mundos interiores.

Na antiga Alexandria, festejava-se o retorno da deusa Kore do mundo subterrâneo, invocando suas bençãos para a terra e para as mulheres.

No antigo calendário juliano, nesta data começava o Natal.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.
 http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário