21 de jan de 2016

21 DE JANEIRO - Celebração do Dia

Dia Universal da Religião, honrando todos os caminhos e práticas espirituais. 

Celebração de Baba Yaga ou Jedza, nos países eslavos. Baba Yaga era uma deusa anciã, representada como uma mulher enorme, velha, de cabelos desgrenhados e com pés e bico de ave. Ela construía sua casa com as ossadas dos mortos, andando sempre acompanhada por uma serpente. Essa simbologia, utilizada de forma pejorativa pela Igreja Católica para descrever as bruxas, sintetizava, na verdade, a idéia da morte e da reencarnação, os ossos dos mortos servindo para construir uma nova casa. A mulher velha era o aspecto de anciã da Grande Mãe, estando o poder de transmutação da Lua Negra representado na figura da serpente. 

A lenda de Baba Yaga sobreviveu nas famosas bonecas russas de encaixar, as "matrioshka" e nos bordados dos trajes típicos. A"matrioshka" representa a Deusa, que dá e tira a vida, parindo e recebendo de volta em seu ventre suas numerosas filhas. Dia dedicado às anciãs, às avós e às praticas de purificação.

Ritual do Dia: 
Honre a face anciã da Deusa, fazendo uma gentileza ou dando um presente para uma mulher idosa. Se preferir, participe de um culto aos antepassados. Adquira uma "matrioshka" e coloque-a em seu altar como representante da Grande Mãe, doadora da vida e da morte.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário