28 de jan de 2016

28 DE JANEIRO - Celebração do Dia

Pele por Thalia Took
Dia dedicado à deusa Pele, a padroeira do Havaí, guardiã do fogo vulcânico. Sua presença ainda é extremamente marcante na historia de seu povo, tanto como culto quanto em suas manifestações vulcânicas permanentes. 

São comuns as oferendas de flores, cigarros, bebidas e jóias nas crateras do vulcão Kilauea, sua morada, bem como suas "aparições", como uma linda mulher pedindo carona ou cigarros para os turistas desavisados nas noites de lua cheia, desaparecendo depois misteriosamente.

Up Helly Aa, festival escocês do fogo, celebrando a luz e o Sol. Neste dia, purificavam-se as casas com tochas, honravam-se as divindades com fogueiras e oferendas e pediam-se bençãos para o Ano Novo.

Na China antiga, peregrinação ao altar de T'sai Chen, a deusa da fortuna, para abençoar os símbolos da boa sorte, como o sapo, o morcego, as moedas e a caixa da prosperidade.

Ritual do Dia: Adquira alguma imagem ou estatueta representando um destes símbolos e coloque-a em seu altar ou use o "sapinho da sorte" na bolsa.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário