23 de mar de 2016

23 DE MARÇO - Celebração do Dia

No Egito, comemoração de Maat, a deusa da justiça e da verdade, guardiã da balança que analisava a pureza dos corações dos mortos, comparando-os à pena de avestruz de sua tiara.

Homenageava-se, também, Shait, a deusa egípcia do destino que acompanhava todas as pessoas, desde seu nascimento, observando suas virtudes e seus vícios, seus erros e suas realizações. Era Shait quem dava a sentença no julgamento final, após a avaliação da alma por Maat. Essa sentença era definitiva, sendo baseada na observação contínua e escrupulosa da vida do falecido.

Encerramento das celebrações de Athena / Minerva, Quintaria. Iniciadas no dia 19, consistiam de corridas, competições esportivas e musicais, peças de teatro e procissões com tochas. No final, os vencedores eram coroados com ramos de oliveira e a estátua da deusa era vestida com uma nova vestimenta ("peplum"), tecida pelas jovens ninfas.


Danças romanas Salii para expulsar os espíritos maléficos do inverno e estimular o crescimento das plantas com rituais mágicos.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. 
 http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário