19 de abr de 2016

19 DE ABRIL - Celebração do Dia

Celebração, nos países escandinavos, de Freyja, a deusa da fertilidade, da sexualidade, do amor e da magia. Ela era representada como uma linda mulher, enfeitada com joias de ouro e âmbar, vestindo um manto de penas de cisne, luvas de pele de gato e conduzindo uma carruagem puxada por gatos ou javalis. Nas línguas anglo-saxãs, o dia de sexta-feira (Friday) foi nomeado em sua honra e, apesar da oposição da Igreja, o povo continua a casar-se neste dia para receber as bênçãos da Deusa.

Embora também seja regente da morte, sendo a chefe das Valquírias - as condutoras das almas dos mortos em combate -, Freyja não era uma deusa atemorizadora, pois sua essência era o poder do amor e da sexualidade, embelezando e enriquecendo a vida.

Encerra-se, neste dia, o Festival da Cereália, dedicado às deusas dos grãos Ceres e Ops em RomaDeméter na GréciaDamkina na Suméria. Ao contrario de Tellus Mater, que era a própria Terra, Ceres / Deméter era a força da natureza, do crescimento e da nutrição. Suas celebrações incluíam rituais de purificação da terra e de incentivo à abundância das colheitas.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.
 http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário