8 de abr de 2016

48 DOCUMENTÁRIOS DE PSICOLOGIA: ONLINE, GRATUITOS E IMPERDÍVEIS

Neste texto, vamos listar 48 Documentário e vídeos de Psicologia, online e gratuitos que são simplesmente imperdíveis! São documentários completos e vídeos menores que tratam temas importantes da psicologia – como os principais autores e teorias – além de falar sobre as doenças mentais e, também, a respeito da motivação e mudança comportamental.
O documentário mostra muito material fotográfico e vídeos raros como o de Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud e relato de Ernest Jones, como também as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, pouco antes do exílio em Londres, feitas por Marie-Bonaparte, neta de Napoleão Bonaparte. Traz ainda a única gravação em áudio da voz de Freud em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938. Mostra, detalhadamente, a trajetória da psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época. Todo o filme é comentado por Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, biógrafo de Freud.
No Congresso de Salzburg em 1908, Freud apresenta o caso clínico conhecido como ‘Homem dos Ratos’. Desde então, muito se falou sobre este caso clássico de neurose obsessiva. O filme nos mostra as sessões com o paciente e a técnica do trabalho analítico. As famosas descrições da neurose do paciente são encenadas e podemos ver, através das representações cênicas, as experiências emocionais de Ernest Lanzer.
Filme/Documentário baseado no caso clínico de Sigmund Freud de 1909 “Notas sobre um caso de Neurose Obsessiva”, conhecido como O Homem dos Ratos — Ernest Lanzer. A obra foi realizada pela BBC, para a série “Horizons”, que foi ao ar em 21/06/1973.
C. G. Jung foi um dos maiores psicólogos do século XX. Trabalhou juntamente com Freud no início da psicanálise e, depois, elaborou sua própria abordagem a respeito da psique, a Psicologia Analítica. Conceitos como complexo, introversão, extroversão, inconsciente coletivo, anima, animus, Self, arquétipo, entre outros, são de sua autoria.
Descrever em poucas palavras quem foi Carl Gustav Jung não é uma tarefa fácil. Formado em medicina em 1900, ele se especializou em psiquiatria. No Hospital Psiquiátrico Burghölzli desenvolveu uma importante pesquisa utilizando o teste de associação de palavras, no qual conseguiu comprovar, experimentalmente, a influência de complexos inconscientes na fala. Esta pesquisa o aproximou de Freud.
Ao contrário do que normalmente se pensa, Jung não foi um simples aluno ou discípulo de Freud. Os dois pesquisadores trabalharam juntos na criação e divulgação da psicanálise. Porém, por divergências teóricas, Jung deixou o movimento psicanalítico e criou sua própria abordagem, a Psicologia Analítica. Conceitos fundamentais como introversão, extroversão, inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade, individuação foram elaborados por ele.
No documentário “Questão do coração”, encontramos uma entrevista com Jung alguns anos antes de morrer, além de materiais especiais como entrevistas com colaboradores, como o escritor Sir Laurens van der Post e os analistas junguianos Marie-Louise von Franz e Joseph Henderson.
Documentário sobre Jacques Lacan, um dos maiores psicanalistas de todos os tempos.
Um vídeo de animação muito interessante que mostra como é o trabalho dos psicólogos (e também de outros profissionais como psicanalistas e psicoterapeutas). Além de ouvir os pacientes e ajudá-los na mudança, outro aspecto da clínica é que o próprio terapeuta precisa de terapia.
Vídeo de José Angelo Gaiarsa sobre Ansiedade e Angústia, e sobre a importância da respiração para modificar nossos estados emocionais.
Neste vídeo Susan Cain, autora do livro O Poder dos Quietos, mostra a força que existe nas pessoas que são introvertidas ou tímidas.
Entrevista de C. G. Jung a BBC – Face to Face. Realizada pela BBC em 22 de Outubro de 1959
Documentário de 33 minutos sobre o universo da Esquizofrenia, intitulado “Entre o Corpo e a Alma”. Este vídeo tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão da esquizofrenia e oferecer uma esperança realista aos que convivem com o transtorno.
Brene Brown estuda conexão humana – nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Em uma palestra comovente e divertida no TEDxHouston, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade. Uma palestra para compartilhar.
Analista de carreira Dan Pink examina o quebra-cabeça da motivação, começando pelo fato que cientistas sociais sabem mas a maioria dos gerentes não: recompensas tradicionais não são tão eficientes quanto pensamos. Escute histórias iluminadoras — e talvez, um caminho a trilhar.
Documentário “Em Nome da Razão – um Filme sobre os porões da loucura”  – quase todo filmado no manicômio de Barbacena, Minas Gerais. A câmera penetra em todos os ambientes do hospital – pavilhões de velhos, aleijados, crianças, homens e mulheres. As sequências são interligadas pela imagem de um longo e escuro corredor do hospício e uma ‘louca’ que canta uma música. Texto narrado em off propõe uma reflexão sobre a função social do manicômio a quem servem os hospitais psiquiátricos, quem são as pessoas enviadas para lá, qual o processo de ‘cura’ e recuperação a que são submetidos. O filme encerra com depoimentos da família de um paciente.
Vídeo sobre os arrependimentos listados no livro “Os cinco principais arrependimentos de pacientes terminais”. escrito por Bronnie Ware, uma enfermeira especializada em cuidar de pessoas próximas da morte.
No documentário “A ira de um anjo”, conhecemos a história de Beth Thomas, uma criança que sofreu abusos do próprio pai e quais as consequências comportamentais que isso desencadeou durante sua vida. Além deste documentário, a história de Beth Thomas também rendeu um filme para a TV.
Excelente documentário que define o que é autismo, os diferentes tipos e mostra casos reais e como podemos lidar de uma forma melhor com esta doença. Leia também o texto – Autismo e Psicologia – Respostas às principais dúvidas
Maravilhosa ideia descrita por um dos engenheiros do google: tente algo novo e crie novos hábitos ou deixe hábitos negativos.. Tente, descubra, divirta-se
Patch Adams ficou conhecido por levar alegria para os hospitais e criar ao redor do mundo práticas como os Doutores da Alegria. Entrevista especial com ele no Programa Roda Viva, da TV Cultura.
A depressão é considerada o mal do século. Uma doença que não se vê. Especialistas defendem que este é um dos principais motivos para tanto preconceito e desconhecimento em relação à depressão, que atinge um em cada oito brasileiros. Uma doença incapacitante em muitos casos, em outros está associada a diversos transtornos graves. Série de reportagens exibida pelo Jornal EPTV de Ribeirão Preto O objetivo da série é ajudar quem tem depressão, e também quem convive com essas pessoas. Na série de reportagens são contadas histórias de pessoas depressivas, suas limitações e seus medos. Também foram ouvidos médicos psiquiatras, psicólogos e cardiologistas
Wear Sunscreen (em português Use filtro solar) é o nome comum de uma obra chamada “Advice, like youth, probably just wasted on the young” escrita por Mary Schmich e publicada no Chicago Tribune como uma coluna em 1997. A forma mais conhecida da obra é uma música gravada em 1999, “Everybody’s Free (To Wear Sunscreen)”, produzida pelo cineasta australiano Baz Luhrmann. Narrado pelo dublador australiano Lee Perry, e usando um sample de “Everybody’s Free”, da cantora africana Rozalla (com o refrão cantado por Quindon Tarver) – canção que Luhrmann usou em seu filme Romeo + Juliet – a canção foi sucesso internacional, chegando ao primeiro lugar no Reino Unido e Irlanda. No mesmo ano a agência de publicidade DDB produziu um vídeo com o single.
Fritz Perls é um dos terapeutas mais importantes do século XX. Desenvolveu e elaborou a Gestalt Terapia, que é utilizada nos dias atuais por milhares de terapeutas e psicólogos.
A psicóloga Dra. Olga Tessari, autora do livro “Dirija sua vida sem medo” esclarece dúvidas sobre o medo de dirigir, no programa Olga  OLGA BONGIOVANNI da TV Aparecida.
Frederico Mattos (Psicólogo), fez treinamento com o terapeuta inglês Tony Wellet e é autor dos livros “Por que fazemos o mal?” e “Mães que amam demais”. Nesta interessante entrevista ele fala sobre complexo de inferioridade e baixa auto-estima
Uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa. A tradução para o português foi feita para o blog “Assim como Você”, de Jairo Marques
Poliamor é uma forma de estruturar os relacionamentos amorosos e afetivos entre parceiros, não se limitando a uma relação entre duas pessoas apenas. Veja o vídeo e compreenda!
Excelente Palestra do Professor Pier que explica como estudar melhor e estimular a inteligência
Vejas as dicas:
– Aula dada, aula estuda hoje
– A importancia da leitura, procure ler aquilo que gosta para adquirir o hábito de leitura
– O segredo é estudar pouco e todos os dias
– Estudar sozinho.
– Anotar o que se está estudando para guardar com mais facilidade e não esquecer.
Vídeo sobre como alcançar os seus sonhos, sair da zona de conforto, e conquistar os seus objetivos!
O Programa Cenários recebe a fonoaudióloga Fernanda de Morais que fala sobre a importância da comunicação nas apresentações em público, seja ele para uma grande plateia ou um grupo pequeno de pessoas e amigos. Uma boa comunicação pode ser traduzida como a facilidade em ser compreendido.
O modo de falar e se expressar influencia e muito as relações pessoais e profissionais, podendo impressionar, cativar e ganhar a simpatia do público. Portanto, veja nesta entrevista como você pode melhorar a sua fala e ser bem sucedido em suas apresentações, palestras, entrevistas e conversas.
A ONG australiana (NAPCAN) fez este vídeo para alertar sobre a influência do comportamento de pais e educares no comportamento infantil. Mais importante do que dizer o que é bom ou ruim, moral ou imoral, o que se faz é o que tem mais impacto na futura vida da criança em desenvolvimento.
O neurologista e escritor Oliver Sacks chama nossa atenção para a síndrome de Charles Bonnet — na qual pessoas visualmente deficientes experimentam alucinações lúcidas. Ele descreve as experiências de seus pacientes com detalhes afetuosos e nos conduz à biologia desse fenômeno pouco divulgado. O palestrante é biólogo, neurologista, escritor e, também, químico amador.
O vídeo mostra a transformação do método de tratamento como era no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, de um lugar semelhante a um campo de concentração nazista para métodos de tratamentos que consideram o indivíduo como um ser humano, possibilitando para eles a alfabetização, oficinas de terapia ocupacional, pinturas, bordados e atividades culturais.
Desde a Grande Depressão, a situação financeira atual é descrita pelos analistas financeiros como a pior crise acontecida desde então. Este documentário tenta revelar as razões pelas quais as teorias da economia clássica não foram capazes de prever esta crise global, e ainda não encontraram maneiras de detê-la.
Neste contexto surge uma nova ciência que tem por objeto incorporar a psicologia humana nas finanças e economia. Seremos testemunhas de reveladoras experiências que mostram como responde o cérebro de um corretor da bolsa de Wall Street durante a sua estressante jornada de trabalho, por que o ser humano reage com pânico perante situações econômicas extremas ou como as mentes dos consumidores se vêem ultrapassadas pelo excesso de oferta sem serem capazes, por vezes, de tomarem decisões racionais. Além disso, comprovaremos que o estado de ânimo, a tomada de decisões e a atividade econômica estão mais estreitamente ligados do que pensamos. Descobriremos a misteriosa e surpreendente relação entre as duas forças mais poderosas do planeta: a mente humana e o dinheiro.
Distúrbios de desenvolvimento em crianças são geralmente diagnosticados por observação de comportamento, mas Aditi Shankardass sabia que deveria-se olhar diretamente para o cérebro. Ela explica como o equipamento de eletroencefalografia,EEG, de seu laboratório descobriu diagnósticos errados e transformou a vida de crianças.
O vídeo mostra o treinamento realizado por pesquisadores da Universidade Positivo de Curitiba. Ao encadear reforçadores positivos (comida e clicker) com o comportamento desejado (jogar a bolinha na cesta de modos específicos), os pesquisadores vão modelando o comportamento do ratinho até fazê-lo jogar basquete. O título do vídeo é: “Encadeamento de resposta: a construção de comportamentos incríveis”.
Vídeo-didático utilizado na apresentação com o mesmo título realizado no I Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento. Campinas, 2012. Autores: Helder Lima Gusso, Rodrigo Puppi, Fabíola Fleishfresser, Guilherme Ramos e Karina Pinheiro.
A fala é algo único, que nos faz humanos, mas – ainda assim – permanece um mistério. O documentário conversa com cientistas que começam a desvendar os segredos da fala, incluindo um pai que está filmando cada segundo de vida de seu filho para descobrir como nós aprendemos a falar; um autista savant que pode falar mais de 20 línguas, e o primeiro cientista que identificou um gene que faz a fala possível.
O documentário também comenta sobre o pai da linguística, Noam Chomsky, o primeiro que sugeriu que a nossa habilidade de falar é inata. Um experimento único mostra como uma língua estranha e desconhecida pode surgir em apenas uma tarde, na tentativa de se descobrir de onde a linguagem vem e porque é do jeito que é.
 * A Evolução da Psicoterapia: Uma Conferência.* Workshop filmado no Phoenix Civic Plaza.
* Dia 11 de Dezembro de 1985* A Abordagem Centrada na Pessoa.
* Palestrante: Carl Rogers.
* Co-palestrante: Ruth Sanford.
Este especial acompanha quatro famílias com filhos diagnosticados com transtorno bipolar e mostra como essa condição afeta significamente suas vidasEm minha mente – Depoimento de um Autista – Síndrome de AspergerNeste vídeo, Alex, um adolescente diagnosticado com a Síndrome Asperger, faz uma simples e clara apresentação da sua mente: como se sente, como interage com o mundo e como aprende.
James Hillman é  considerado um dos maiores psicólogos dentro da Psicologia Analítica, que foi elaborada por C. G. Jung. Tanto é assim que a forma de Hillman interpretar e explicar a Psicologia Analítica foi designada por Psicologia Arquetípica, ao lado de outros desdobramentos possíveis da abordagem junguiana, como a psicologia junguiana clássica ou desenvolvimentista.
Neste vídeo ele fala sobre  a Psicologia Arquetípica e a Sociedade sem Alma.
As lembranças sãos os bens mais apreciados do ser humano e constituem uma visão do mundo única e própria para cada indivíduo. Mas, o que é realmente a memória e como funciona? Uma viagem espantosa pela nossa memória, desde o útero materno, onde se começam a formar as primeiras lembranças e o bebé aprende a reconhecer a sua mãe; passando pelo nascimento e pela infância, onde os genes conduzem o desenvolvimento do sistema da memória e determinam o seu bom funcionamento; até à idade adulta, quando a memória começa a falhar, e a morte, onde todas as lembranças de uma vida desaparecem em questão de minutos.
Não percam os últimos avanços científicos neste campo e as novas técnicas que estão a ser aplicadas para ajudar pacientes com problemas psicológicos causado pela dor que as lembranças lhes provocam. Veremos como o cérebro não é apenas um arquivo ordenado de dados mas também uma rede caótica, que armazena lembranças fidedignas mas, da mesma maneira, inclui defeitos e erros. O que é notável é que a identidade, a história da nossa vida, está guardada tanto nestes erros como nas nossa lembranças, uma vez que tudo diz respeito a um padrão genético. Nós vemo-nos a nós próprios como habitantes dos nossos corpos mas serão as nossas lembranças algo mais do que uma disposição de células no nosso cérebro?
Mais de 90 % das nossas ações diárias, tais como beber um café, mudar de canal ou abrir uma porta, fazem-se inconscientemente através de uma espécie de piloto automático que temos no cérebro. Com a ajuda de alguns dos neurocientistas mais prestigiados do mundo, como os professores Allan Snyder ou John Bargh, veremos quais são os mecanismos que regem estes processos e, em que medida, o cérebro inconsciente é capaz de moldar a nossa atenção, percepção e memória. Na verdade, investigações recentes já revelaram que o inconsciente determina também decisões mais importantes, como por exemplo, escolher o nosso companheiro afetivo ou pilotar um caça de combate. O Odisseia tem o prazer de apresentar este apaixonante documentário sobre o cérebro inconsciente, em que desafiaremos os espectadores através de divertidos e interessantes desafios mentais. Descobriremos que enganar o nosso próprio cérebro é muito mais fácil do que pensamos.
No dia 10 de agosto de 1990, a American Psychological Association prestou merecida homenagem a um dos mais eminentes psicólogos do século passado e nos ofereceu a oportunidade de ouvir e ver Skinner, uma semana antes de sua morte.
A apresentação de Skinner é comovente em vários aspectos. Sabe-se que, ali, ele está com a saúde profundamente abalada mas sua fala é serena, concisa, clara, fluente. Ele não precisou recorrer a anotações para sintetizar a essência da produção intelectual de toda uma vida.
Em poucos minutos, ele nos transmitiu o seu legado. Uma contribuição que mudou drasticamente a concepção de homem, oferecendo, aos que o ouvem, um novo paradigma sobre a natureza humana. Ele se coloca ao lado dos grandes homens que mudaram a historia da humanidade. Esta contribuição ainda está por ser plenamente reconhecida.
Atualmente, a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro. Projeções da OMS estimam que no ano de 2030, entre todas as doenças, a depressão será a mais comum. Existem tratamentos efetivos, mas menos da metade dos afetados pela doença recebem qualquer tipo de tratamento. Se você ou alguém próximo a você sofre de depressão, procure ajuda profissional. Esse pode ser o primeiro grande passo em direção a uma grande mudança.
Anthony Robbins ou simplesmente Tony Robbins é um dos mais famosos autores do chamado Coaching, palavra inglesa para Treinamento. Utilizando os conhecimentos da PNL – Programação Neuro-linguística – e da psicologia comportamental e cognitiva ele é o autor de diversos livros de sucesso como Desperte o Gigante Interior (1992) e Poder sem Limites (1987).
Recomendo muitíssimo os livros dele. Neste vídeo, ele explica as forças invisíveis” que motivam as ações de cada um. Porque você faz o que faz, do jeito que faz? O que te levou a tomar as suas mais importantes escolhas? Não se trata aqui, de racionalizar, mas sim de entender a emoção por trás dos comportamentos…
Documentário a respeito da Síndrome do Pânico, feito para a disciplina de Audiovisual de pós-graduação em Gestão e Produção em Jornalismo, PUC – Campinas, feito sob orientação do Prof. Duilio Fabbri.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma das doenças mentais mais conhecidas. Também chamado de TOC, o transtorno atinge cerca de 2 a 3% da população e os sintomas podem ser mais leves e quase imperceptíveis até quadros graves, nos quais a pessoa portadora vê sua vida impedida.
Os sintomas mais comuns do TOC são:
– lavar frequentemente as mãos;
– checar se a casa está fechada ou o fogão está desligado;
– ter que cumprir um ritual como falar 3 vezes a mesma frase ou – como no vídeo – dar um número X de beijos;
– pensamentos obsessivos envolvendo desastres ou a própria morte;
– andar de determinado jeito nas calçadas, pulando as frestas e rachaduras ou outras “imperfeições”
– etc.
O vídeo ficou famoso por unir estes e outros sintomas com o sentimento de amor do autor do poema por uma mulher. Misturando as questões da doença com o sentimento romântico e com a intensidade com que fala, o resultado é impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário