3 de mai de 2016

03 DE MAIO - Celebração do Dia

Ultimo dia de Florália celebração dedicada à deusa Flora iniciada em 28 de abril. 

Esta deusa romana personificava o florescimento de toda a natureza, inclusive a humana. Honrava-se o corpo da mulher com desfiles de mulheres nuas adornadas de flores. Invocava-se Flora para facilitar a concepção, pois a flor é o órgão sexual da planta. Durante seus festejos, soltavam-se lebres e bodes no meio das pessoas para atrair a fertilidade e jogavam-se feijões e tremoços sobre a multidão. Posteriormente, seus rituais sagrados degeneraram em orgias e Flora foi considerada a padroeira das prostitutas.


As mulheres que têm dificuldade em conceber podem, nesta data, invocar a ajuda da deusa Flora, oferecendo-lhe flores, sementes germinadas e frutos germinados.

Festival romano de Bona Déa, a deusa do bem-estar, período no qual as mulheres festejavam a deusa com rituais secretos proibidos aos homens. 

As estátuas masculinas eram cobertas e as mulheres reuniam-se na casa de uma matrona abastada, onde as Vestais dirigiam os rituais mantidos em segredo.



É um bom dia para se reunir com suas amigas, trocando confidências e divertindo-se. Porém, não esqueça de reverenciar o Sagrado Feminino, presente em cada mulher e manifestado na variedade das figuras femininas, unindo todos os corações apesar das diferenças e desencontros das personalidades.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário