9 de mai de 2016

09 DE MAIO - Celebração do Dia

Celebração de Perchta ou Berchta, antiga Deusa Mãe da AlemanhaSuíça Áustria, que fertilizava os campos e os animais. Ela aparecia para os camponeses como uma mulher madura, com rosto enrugado, alegres olhos azuis, semblante sorridente, longos cabelos brancos e roupas esvoaçantes. Perchta não suportava a preguiça e castigava os preguiçosos com agulhadas e arranhões.

Lemúria, comemoração romana dos Lêmures, espíritos dos mortos que voltavam para visitar suas famílias e casas. Para homenageá-los, os familiares preparavam e ofereciam as comidas de seu agrado. As pessoas procuravam se purificar de qualquer ressentimento ou mágoa que tivessem em relação às pessoas falecidas por meio do perdão e da reconciliação. Para aqueles que haviam morrido mas não tinham túmulo, o chefe da família oferecia feijões pretos e recitava uma oração poderosa por nove vezes. Os feijões representavam o poder de regeneração e eram oferecidos, também, para as carpideiras ("ambasciatrice") que choravam os  mortos durante os velórios.


Neste dia, honre você também seus ancestrais fazendo um pequeno altar com flores e suas fotografias. Acenda uma vela branca e um incenso de rosas e ore pela paz de seus espíritos. Agradeça-lhes pela linhagem e os exemplos que lhe deixaram, levando alguns feijões para seus túmulos.

Dia da Mãe Terra na China

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário