11 de mai de 2016

DanzaMedicina - Dia 06 #ODiarioDaLuaVermelha

{REPOST} Texto de Morena Cardoso do site DanzaMedicina (com permissão para publicar)


Dia 06 #ODiarioDaLuaVermelha

Sobre os riscos e malefícios dos ABSORVENTES internos e externos:

Ainda hoje em dia é bem difícil encontrar informações consistentes a respeito dos absorventes femininos; existem algumas pesquisas a respeito, mas a grande maioria está sendo abafada pelas grandes indústrias fabricantes destes produtos; isso é no mínimo confuso para quem quer escolher conscientemente e saber qual a qualidade do que se consome.


No meio desta névoa, surgem casos como de Lauren Wasser, uma modelo Norte Americana que teve sua perna amputada devido à Síndrome do Choque Tóxico, gerada pelo uso de absorvente interno.
Lauren é uma mulher famosa e influente nos Estados Unidos e felizmente decidiu se tornar a voz de muitas mulheres que foram mantidas em silêncio, vítimas do mesmo problema.

A bomba estourou e o assunto começou a ser tratado com menos negligência e irresponsabilidade, mas ainda existem muitas barreiras e lentidão na informação e conscientização.

O Choque Tóxico pode começar com sintomas simples como dor de cabeça, febre, cansaço extremo, fotossensibilidade e erupções cutâneas, e já levou muitas mulheres a processos graves como anemia, lesões hepáticas, lesões musculares e mortes.

Para você entender um pouco melhor sobre o que você está colocando em contato com seu corpo:

- Raiom de viscose: Estas fibras sintéticas são perigosas; um ambiente ideal para a proliferação de estafilococos, responsável pelo processo infeccioso.

- Dioxina: Descolorante. É cancerígeno e tóxico para o sistema imunológico e reprodutivo(causa alterações na mucosa do útero, endométrio e pode causar endometriose)

-Asbesto(ou amianto): aumentam o fluxo menstrual, é altamente tóxico e seu uso está proibido em muitos países.

- Fragrâncias químicas, pesticidas, parabenos, furanos e outros: Cancerígenas, podem causar problemas reprodutivos, desregulação endócrina, erupções na pele, etc.

Tudo isso e mais os 10 MIL absorventes que cada mulher joga na Terra durante sua vida fértil.
Os 3 MILHÕES de absorventes que vão para o lixo diariamente
E os 100 ANOS que demoram em média para se decompor.

...Sem mais palavras... É hora de repensar.

Por Morena Cardoso (DanzaMedicina)
Fotografia: Camilla Albano - Fotografia

🌒🌕🌘Para receber sua Mandala da Lua (para mapeamento e reconexão de seu ciclo lunar) se inscreva pelo www.danzamedicina.net

Este foi um dos 29 textos que serão publicados sequencialmente pelo projeto#ODiárioDaLuaVermelha Para acompanhar, curta a pagina DanzaMedicina e seja muito bem vind@!


✨Dia 03#ODiarioDaLuaVermelha Sobre os riscos e malefícios dos ABSORVENTES internos e externos:Ainda hoje em dia é...
Publicado por DanzaMedicina em Terça, 26 de janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário