25 de mai de 2016

DanzaMedicina - Dia 20 #ODiarioDaLuaVermelha

Dia 20 #ODiarioDaLuaVermelha

Método Billings. Contraceptivo NaturalA princípio pode parecer muito complicado, mas com o tempo, nem os registros escritos serão mais necessários; você irá aprender a simplesmente escutar o seu corpo! 


Na prática o Método Billings funciona assim: 
O muco cervical apresenta variações no decorrer do ciclo. E é uma ótima indicação se estamos ou não, no período fértil. 

Esta observação se faz de duas maneiras: pela APARÊNCIA do muco: observando o muco na calcinha e examinando com a ponta dos dedos na entrada da vagina(sem busca-lo dentro da vagina pois pode confundir, já que é uma região naturalmente úmida) e a SENSAÇÃO de muco na vagina. 
A partir destas observações, a mulher irá definir qual o seu Padrão Básico de Infertilidade e qual o seu Padrão de Fertilidade

✨Depois de terminado o sangramento, a mulher entra em um período de infertilidade, caracterizado em algumas mulheres : 1- pela ausência de muco(não se vê e nem se sente nada) ou, em outras mulheres: 2- pela presença do muco (escasso, visível, pegajoso, sensação de leve umidade). Estes são os denominados "Padrão Básico de Infertilidade”; uma sequência SEM MUDANÇAS que reflete a inatividade ovárica. 

Este período após a menstruação é muito delicado, pois a ovulação pode acontecer a qualquer momento! Por isso é sugerido que se tenha relações em noites alternadas(pois o líquido seminal pode dificultar a observação do muco). Assim, você irá observar seu padrão durante o dia e registra-lo(e ter relação) a noite. 

Caso este padrão do muco comece a mudar, é sinal de que o período fértil se instala. As mudanças são: sensação de umidade aumentada(de seca para não seca) OU modificação na aparência do muco(ficando mais claro e fino). 

✨O período fértil se caracteriza por: muco aumentado, sensação molhada e escorregadia, aparência do muco transparente, como clara de ovo. Obs: Você pode experimentar esticá-lo com as pontas dos dedos indicador e polegar; irá perceber como ele não se rompe, como é elástico. 

A fase fértil começa com as primeiras mudanças do Padrão Básico de Infertilidade; seis dias mais ou menos antes da ovulação.

camilla_albanoO último dia de muco aumentado é o mais fértil do ciclo, chamado de Ápice; é caracterizado por maior sensibilidade e inchaço na vagina. Se não houver relação desde o início do primeiro ponto de mudança até o início do quarto dia após o Ápice, o óvulo não será fertilizado. 

✨ Na fase pós-ovulatória a sensação é de secura vaginal. O muco se espessa progressivamente e volta a se tornar pegajoso e opaco, ou pode desaparecer completamente indicando novamente o período de infertilidade. Este é o período em que a fertilidade é nula, e irá se manter assim até a próxima menstruação. Neste período a relação sexual pode acontecer todos os dias e a qualquer hora. ✨ Não é sugerido ter relação durante fluxo intenso de sangramento, pois impossibilita a observação do muco. 
✨ Para começar os registros, é sugerido um período de abstinência de 2-4 semanas, para que não haja mudança na umidade da vagina por conta de estímulos sexuais; assim, a definição das características do seu “padrão básico de infertilidade” se tornam mais eficiente. ✨ Para fazer os registros diários, você pode utilizar o gráfico-modelo do Método Billings e/ou o seu Diário da Lua Vermelha junto ao Diagrama Lunar(que irei ensinar esta semana!) 
✨ Para maiores infos sobre o método: 
http://www.billingsmethod.org/bom/lit/teach/index_pt.html

{REPOST} Texto de Morena Cardoso do site DanzaMedicina (com permissão para publicar) Fonte: http://www.pikore.com/m/1065933102154395857_1803979

Nenhum comentário:

Postar um comentário