7 de jun de 2016

Livro Digital Gratuito Cataloga quase 400 Espécies de Plantas Medicinais


Quem poderia imaginar que Minas Gerais abriga, pelo menos, 383 espécies de plantas medicinais? A farmacêutica Telma Sueli Mesquita Grandi decidiu reunir cada uma delas no livro digital ‘Tratado das plantas medicinais mineiras’ e presta um grande serviço para os adeptos dessa alternativa milenar de tratamento de doenças.
livro ervas medicinais 001Além da descrição minuciosa dos exemplares nativos ou cultivados no estado, o livro traz informações detalhadas sobre aplicação, toxicidade, a melhor forma de preparo, a possibilidade de ser incompatível com alguns medicamentos, os nomes populares e até contraindicações. “Aponto inclusive a parte que pode ser usada, já que, em muitos casos, não é a planta toda que contém as propriedades desejadas, mas apenas a folha ou a semente, por exemplo”, acrescenta a autora.
Outra orientação importante é quanto à forma de preparo, muitas vezes equivocada. “As pessoas acham que tudo é preparado do mesmo jeito, mas não é. Se a parte medicinal está na essência, por exemplo, ao se cozinhar perde-se essa essência e, consequentemente, os benefícios”, explica Telma.
20141201141621758432a
Farmacêutica Telma Sueli Mesquita Grandi

Para tirar o maior proveito de cada uma das espécies, o tratado consolidado pela farmacêutica orienta sobre os casos em que se deve usar a infusão, cocção e até se é para uso externo ou ingestão. “No caso do infuso, por exemplo, deve-se jogar água fervente sobre a planta, enquanto no decocto a planta é colocada na água fria e levada à fervura até o cozimento”, descreve a especialista, mostrando que há diferenças para extrair o melhor de cada variedade. Detalhes sobre as formas de preparo estão disponíveis para os leitores.
A obra também tem a intenção de desmistificar a máxima de que, por serem medicinais, essas plantas podem ser consumidas à vontade. “As pessoas acham que elas não são tóxicas e muitas delas são venenosas sim. A diferença entre o medicamento e o veneno muitas vezes está na dosagem”, alerta a especialista, que partiu da experiência de quase 40 anos na área para consolidar o trabalho. Com 1,2 mil páginas, o livro digital ainda traz imagens de cada uma das espécies descritas para auxiliar na identificação do exemplar.
O grande diferencial é que o registro dessas imagens foi feito por meio de aquarela e não das tradicionais fotografias. “São obras de artistas mineiros. Coletava as plantas com flor e as levava para eles desenharem e pintar”, conta. Arte que demorou cerca de três anos para ser finalizada. O início exato do levantamento completo Telma não sabe precisar com muita certeza.
Lembre-se que o livro está em formato Acrobat (PDF), então é necessário ter o programa instalado em seu computador.
Para baixar o livro você pode acessar o site: plantasmedicinaismineiras no qual existe ainda uma outra versão do livro em DVD ou simplesmente clicar aqui!
Distribua conhecimento, compartilhe este artigo!

livro digital tem formato Acrobat (pdf) em duas versões com o conteúdo completo:

 ♦   Gratuita – A versão mais leve, de 100 Mb, tem resolução apropriada para monitor (72 ppi) e é ideal para leitura e visualização em tela (não permite impressão). Para baixar o arquivo clique aqui: Servidor 1 / Servidor 2.

 ♦   DVD – A versão com imagens apropriadas para tela e impressão (300 ppi) ocupa 520 Mb de espaço, sendo possível copiar o conteúdo textual do e-book. Ideal para pesquisas mais aprofundadas. O valor do DVD é de R$35,oo (mais despesas postais). Para fazer o pedido envie um email para:
plantasmedicinaismineiras@gmail.com.

Para aproveitar todos os recursos do livro, instale a última versão do Acrobat Reader.

Veja abaixo a amostra de algumas páginas:
Tratado_Plantas_Medicinais__pagina2

Tratado_Plantas_Medicinais__alfazema1_b

Tratado_Plantas_Medicinais__alfazema2_b

Tratado_Plantas_Medicinais__alfazema3_b

Nenhum comentário:

Postar um comentário