21 de jul de 2016

Dançando os seus ciclos (Repost)

Escrito por Miranda Gray

Ser mulher é dançar com a vida. É como ser uma respiração – dançar com o fluxo do ar na inspiração, sentir a pausa de completude na respiração completa, dançar a expiração, e depois descansar, vazia, plena de potencial para preencher de vida mais uma vez.
Dancing your cycle
Quando dançamos, somos tecelãs, unindo os ritmos do corpo, da Lua e da Terra. A batida mais forte é o ritmo do nosso corpo – é esta batida que nos mantém no mundo. Mas, acima deste ritmo, está a melodia do ciclo da Lua e das estações.
À medida que nos movimentamos pelas fases de nosso ciclo menstrual, as fases da Lua e das estações podem acentuar ou suavizar os aspectos das energias* arquetípicas de nosso corpo. Por exemplo, uma Lua Cheia durante nossa fase pré-ovulatória pode suavizar as energias dinâmicas do arquétipo da Donzela, fazendo com que elas se sintam um pouco mais altruístas e menos focadas no objetivo. A Lua minguante durante nossa fase pré-ovulatória pode trazer mais espiritualidade e intuição para as habilidades intelectuais da Donzela.
Muitas mulheres afirmam que gostariam de um ciclo em sintonia com o ciclo lunar, mas é a dança sutil de energias entre o nosso corpo, nossa mente e as fases da Lua que nos trás a variedade profunda, rica e abundante das energias femininas. Dançar apenas com o ritmo do nosso corpo é perder a linda melodia que se entrelaça com ele.
À medida que passamos pelas estações, a Terra também afeta sutilmente as nossas experiências. Por exemplo, na primavera, a nova e vibrante energia da Terra afeta todas as fases do nosso ciclo menstrual – acentuando o arquétipo da Donzela, trazendo mais atividade na fase da Mãe, criando mais jovialidade na fase da Feiticeira, e oferecendo um recuo mais superficial para dentro da Anciã.
Nossa dança é uma dança de três energias – corpo, Lua e Terra. Podemos ser “Dupla Donzela” – experimentando a fase pré-ovulatória na primavera – ou talvez “Tripla Mãe” – experimentando a ovulação no verão, na ocasião da Lua Cheia. Para percebermos a nossa dança, precisamos observar nossos ciclos, desenhando um gráfico com um Disco Lunar ou Disco de Registros, apresentado em Red Moon e Optimized Woman, ou com o aplicativo Flow mobile para Android ou para iphone.

Meditação Dançando com a Lua e a Terra
Para esta meditação, você precisará saber a fase aproximada da Lua, a fase do seu ciclo menstrual, e a estação. Mesmo que você esteja em um local onde não se tem primavera, verão, outono e inverno, você continua vivendo dentro das estações da Terra – embora outros arquétipos climáticos ou do meio ambiente possam influenciar esta experiência. 
Ser uma mulher dançante não é uma ciência – é uma arte!
Se você estiver na pós-menopausa, use a face da Anciã – a mulher espiritual mais velha, mágica – para representar a sua fase.
Você não precisa de um útero físico para fazer esta meditação.
——————-
Feche os olhos e traga a sua atenção para o seu útero, ou para o centro energético do seu útero.
Veja, saiba ou sinta, que uma tigela dourada repousa dentro de sua pelve. A tigela está cheia d’água.   
Na água, você vê a linda face do arquétipo* de sua fase atual.
Sinta suas energias e amor irradiando para fora, preenchendo o seu útero, o seu coração e sua mente.
(Pausa)
Agora, tome consciência da Lua acima de você, refletindo a fase lunar atual. Se a Lua estiver negra, saiba que existe um céu estrelado acima de você.
Sinta a luz da Lua (ou das estrelas) fluindo sobre você e através de você.
Sinta a energia do arquétipo* banhando você em suas energias.
 (Pausa)
Traga a sua consciência de volta para sua tigela, e continue sentindo as energias da Lua.
Sinta as energias da Lua se misturando com o arquétipo em sua tigela, suavizando ou acentuando, expandindo ou concentrando suas energias.
(Pausa)
Agora, tome consciência de que você está sentada numa paisagem que reflete a atual estação da Terra. Sinta o arquétipo* dentro da terra envolvendo-a em suas energias e misturando-se com as energias arquetípicas dentro do seu útero, talvez suavizando alguns aspectos e acentuando outros.
Sente-se na mistura de energias que fluem ao seu redor e através de você. Sinta a paz e a harmonia no centro da dança.
 (Pausa)
Ao concluir a meditação: 
  • Traga a sua atenção para o seu corpo pesando sobre a cadeira ou almofada.
  • Mexa os dedos das mãos e dos pés.
  • Respire profundamente.
  • Sorria!
  • Abra os olhos
—————–
*Arquétipos da Fase, Lua e estação:
ArquétipoFase do CicloFase da LuaEstaçãoEnergiasPercepção
Donzela / Donzela LuminosaFase Pré-ovulatóriaLua CrescentePrimaveraEnergias DinâmicasMente Intelectual
Mãe / Mãe LuminosaFase OvulatóriaLua CheiaVerãoEnergias receptivasMente ‘Sensível”
Feiticeira / Donzela NegraFase Pré-menstrualLua MinguanteOutonoEnergias DinâmicasMente Subconsciente
Anciã / Mãe NegraFase MenstrualLua Negra ou OcultaInvernoEnergias ReceptivasMente ‘Alma’
seus quatro arquétipos femininos, leia o Capítulo 8: Integrando os arquétipos dentro de você (Embracing the archetypes within you),  do livro O Despertar da Energia Feminina (Female Energy Awakening)

Nenhum comentário:

Postar um comentário