10 de ago de 2016

10 DE AGOSTO - Celebração do Dia

Celebração de Selkhet, antiga deusa egípcia, senhora do mundo subterrâneo e do renascimento da alma. Seu simbolo é o escorpião e pode ser representada como mulher, com um escorpião sobre a cabeça ou como escorpião, com cabeça de mulher. Selkhet também era uma deusa da fertilidade, considerada a protetora dos casamentos. Era esposa do deus solar Rá e assistente das deusas Ísis, Nephtys Neithnos ritos funerários para Osíris. Nos túmulos egípcios, foram encontradas varias estatuetas de ouro dessa deusa, colocadas pelos parentes dos falecidos que invocavam sua assistência na travessia e orientação das almas no mundo subterrâneo.

Celebração celta dos espíritos do fogo. Nesta data, ervas sagradas eram queimadas nas fogueiras como oferendas às Salamandras. Também era homenageada Grian, a deusa do Sol. Rainha dos Sidhe, o Povo das Fadas, Grian era irmã gêmea de Aine, a deusa da Lua e do amor.

O povo basco comemorava Urtz, a deusa do céu e Sirona, a deusa das estrelas.

Aniversário de Hécuba, a mãe de Paris CassandraParis foi o causador da guerra de Tróia Cassandra era uma linda sacerdotisa do Sol. O deus Apolo sentiu-se tão atraído por sua beleza que lhe prometeu o dom que ela quisesse caso ela fizesse amor com ele. Ela pediu o dom da profecia mas, depois de recebe-lo, não cumpriu a promessa. Enfurecido, Apolo amaldiçoou-a: suas profecias, embora verdadeiras, não eram acreditadas e Cassandra foi considerada louca.

Dia de Ysahodhara, a esposa de Buda e dos Parikas, os anjos hindus das estrelas cadentes.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário