28 de ago de 2016

28 DE AGOSTO - Celebração do Dia

Freyja - arte de Hrana Janto
Festival nórdico da colheita, celebrando os deuses da fertilidade Frey e Freyja, filhos de Nerthus, a deusa da Terra.

Freyja era a deusa do amor sexual e da magia, enquanto Frey era o deus da alegria, da paz e da fertilidade. 

Juntos, eram chamados de "O Senhor e A Senhora", representando o casamento sagrado, ritual encenado pela união do rei a uma sacerdotisa. 

Por meio deste rito sexual, promovia-se a fertilização da terra: o rei era o representante humano do deus Frey e a sacerdotisa, a representante da deusa Freyja.

Neste dia, procure reforçar seu "casamento interior", fortalecendo e alinhando suas polaridades para poder atrair ou manter seu parceiro no mundo real.

Raksha Bandhan, o festival dos irmãos na Índia. 
As irmãs amarram pulseiras trançadas - chamadas "rakhis" - no pulso dos irmãos em troca do comprometimento deles de cuidarem delas. 

As famílias se reúnem nos altares domésticos para a cerimônia de Puja, reverenciando a deusa Lakshmi e o deus Ganesha, abençoando-se mutuamente com as "tilak", marcas sagradas feitas com açafrão. Depois, todos festejam com doces de arroz e leite de côco ("laddu").

Celebração da deusa celta da vitória Andraste ''A Invencível", invocada pelos exércitos bretões antes das lutas. Ela era venerada por Boudicca, a famosa rainha celta, destemida guerreira que sacrificava animais para a Deusa antes de iniciar suas campanhas anti-romanas.

Aniversário das deusas Athena, na Grécia e Nephtys, no Egito.
Athena - arte de Hrana Janto
*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário