7 de set de 2016

07 DE SETEMBRO - Celebração do Dia

Durga de Hrana Janto
Festival de Durga, em Bengali, na Índia. 

Conhecida como "A Vingadora" ou ''A Inacessível, Durga aparecia sob várias formas, com diversos nomes. Essa deusa tem um simbolismo complexo, representando o combate ao mal, a guerra justa, os princípios do amor e da sexualidade, a inteligência e a criatividade, o ciclo da vida e da morte. Segundo a lenda, ela foi criada pela concentração da energia ígnea dos deuses que não conseguiam vencer a batalha contra as forças do mal. Apesar de ter sido criada pelos deuses, Durga era mais forte do que todos eles e conseguiu vencer a batalha, armada com várias armas e montada sobre um tigre feroz. Durga se apresenta de várias formas, tendo inúmeros nomes e atributos conforme seu lugar de culto.

Celebração da Daena, a Deusa Mãe persa, guardiã das mulheres. Filha da deusa da fertilidade ArmaitiDaena é também a Condutora das Almas. Ajudada por um cão mágico, que sabe distinguir entre o bem e o mal, Daena conduz as almas, ora para o céu, ora para o mundo subterrâneo. Geralmente, ela era invocada junto com Kista, a deusa do conhecimento religioso, protetora dos seres humanos.

Vendimia, festa da colheita das uvas na Espanha.

Dia dedicado aos Curadores e a todos aqueles que têm o dom da cura e o usam de forma altruísta para ajudar seus semelhantes.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário