12 de set de 2016

12 DE SETEMBRO - Celebração do Dia

Astrea por Lisa iris
Festa da deusa grega Astrea, a senhora das estrelas e dos planetas. Filha da deusa Themis e de ZeusAstrea personificava a inocência, a perfeição e a justiça. Segundo a lenda, Astrea vivia no meio dos homens mas, quando eles se tornaram corruptos e maus, ela abandonou a Terra e se refugiou na constelação de Virgem. 

Fontes mais antigas descrevem-na como Erígone, a deusa regente da Constelação de Virgo, que foi chamada na Líbia de Libera ou Libra, a Senhora da Balança do Destino, juíza e governante da vida dos homens. Era invocada como a deusa protetora dos governos, as cidades e dos impérios, para que fossem dirigidos com justiça.

Na Mesopotâmia, a deusa Aderenosa, a Virgem Celestial, era a regente da Constelação de Virgem, representada como uma mulher sentada em um trono decorado com estrelas e amamentando uma criança. No Egito, as Virgens Zodiacais regiam o signo intermediário entre Leão e Libra, enquanto a deusa Ta-repy representava a Constelação da Esfinge, sinônimo de Virgem. Na Índia, Kanyá - um dos aspectos de Devi - era a deusa da Constelação de Kandra (Virgem) e a mais antiga divindade do panteão hindu. 

Comemoração do casal divino Bel Beltis, na BabilôniaBeltis foi identificada às deusas CibeleAstarte Belit. 

Celebração de Anfitrite e Tétis, as deusas do mar na Grécia, festejadas apenas pelas mulheres com a dança Tratta.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário