17 de set de 2016

17 DE SETEMBRO - Celebração do Dia

"Hiereia devro", o terceiro dia dos Ministérios Eleusínios dedicado às orações e oferendas de leitões. Os iniciados ficavam recolhidos em suas casas, jejuando e orando, preparando-se para serem dignos da iniciação.

Na Grécia atual, neste dia, celebra-se Santa Sofia, reminiscencia da antiga festa de Sophia, a deusa hebraica da sabedoria. Em sua manifestação original, Sophia era a companheira de Jeovah, co-criadora dos anjos e responsável pela espiritualidade dos homens. Suas imagens representam-na ora como uma árvore cheia de frutos, ora como uma mulher velada ou ainda como a manifestação do Espirito Divino. Sua simbologia é complexa e contraditória, deturpada e modificada pelos textos gnósticos, hebraicos, cabalísticos e medievais. Sophia, no entanto, permanece um potente simbolo da sacralidade e sabedoria femininas.

Celebração de Sabek, o deus com cabeça de crocodilo no Egito e de Ganesh, o deus hindu com cabeça de elefante.

Festival do Cavalo Branco na Inglaterra, com competições esportivas e corridas de cavalos, reminiscências de antigos rituais de fertilidade dedicados à deusa eqüina Epona.

Festival tibetano homenageando Mtsho Sman, as Deusas da Água.

Ritual do Dia: Procure dedicar algum tempo para se interiorizar, avaliando a melhor maneira de contatar sua sabedoria interior por meio de práticas de equilíbrio (mental e emocional) e conexão ao plano espiritual. Peça à deusa Sophia que a conduza em seu processo de iniciação espiritual, afastando os véus que obscurecem sua visão psíquica e permitindo-lhe colher os frutos de sua sabedoria ancestral.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário