18 de set de 2016

18 DE SETEMBRO - Celebração do Dia

Rosmerta
"Asclépia", o quarto dia dos Mistérios Eleunisios, com procissões e oferendas para Asclépios, o deus da cura e Dionísio, o protetor dos vinhedos. Por meio de libações de vinho, chamadas "trygetos", invocava-se a proteção das divindades masculinas. Os sacerdotes preparavam "kykeon", a bebida sagrada e os iniciados continuavam recolhidos e jejuando.

Antiga celebração da deusa celta da abundancia e da riqueza Rosmerta, cujo nome significa "A Boa Provedora". Ela era representada carregando um grande cesto cheio de frutas ou uma enorme panela cheia de comida. Como outras deusas celtas, ela regia também as fontes sagradas e as águas termais.

Na Africa do Sul, comemora-se o Dia da Chuva Sagrada, celebrando a deusa Mbaba Mwana Waresa, a guardiã da chuva e do arco-iris. Segundo a lenda, ela mora em uma casa cujo telhado é o arco-iris. Também teria sido ela quem ensinou os homens a fabricarem a cerveja para usa-la nas celebrações.

Ritual do Dia: Neste dia, faça alguma oferenda de flores, frutas ou cereais para a Terra, agradecendo sua saúde, bem-estar, prosperidade e realização, antecipando, assim, o recebimento dessas dádivas por meio do poder da oração e das mentalizações positivas. Reverencie, também, as divindades masculinas, pedindo-lhes que fortaleçam e equilibrem seu animus sem, porem, desvirtuar as qualidades masculinas, assumindo atitudes ou comportamentos incompatíveis com sua essência feminina.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário