30 de set de 2016

30 DE SETEMBRO - Celebração do Dia

Meditrinália, comemoração da deusa Meditrina, em Roma, a padroeira das artes curativas. As pessoas iam em procissão aos lugares sagrados, levando oferendas de frutas e pedindo ou agradecendo as curas.. Acreditava-se que essa deusa usava o poder do vinho e das ervas para curar as pessoas. Por isso, neste dia, todos bebiam vinho preparado com ervas aromáticas, invocando as bençãos da deusa para suas vidas.

“Themis” by Michele-lee Phelan
Uma deusa da cura muito mais antiga era Angitia, padroeira da tribo Oscan, no norte da Itália. Ela governava os poderes mágicos e de cura, sendo uma grande especialista em feitiços verbais e com ervas. Era invocada, principalmente, para curar mordidas de cobras e envenenamentos.

Festival grego homenageando Themis como governante de DelosThemis ou Têmis, era uma Titã, filha de Urano e Gea, mãe das Horas, das Moiras, das Hespérides, de Astrea, de Atlas e de Prometeu. Conselheira de Zeus, personificava a lei e a ordem, representando a consciência coletiva, o ajuste de divergências, a paz e a justiça. 

Os juramentos eram prestados em seu nome e, se alguém omitisse a verdade, a deusa o punia com a morte. Carregando uma balança com os olhos  vendados, Têmis protegia os inocentes e punia os culpados. 

Sua equivalente romana era a deusa Justitia.

Dia de São Jeronimo, sincretizado na Umbanda com o Orixá Xangô, o senhor da vibração original ígnea, o deus da justiça, do trovão e dos relâmpagos. 

Ritual do Dia:
Sintonize-se com a egregora deste dia, vá para perto de uma pedreira ou cachoeira, faça alguma oferenda e acenda uma vela púrpura ou verde. Medite sobre as motivações e os resultados de suas ações passadas, responsabilizando-se por seus atos e pedindo força e luz para poder agir sempre de forma justa, correta e para o bem de todos.

Epitaphia, antiga comemoração grega homenageando as almas dos guerreiros mortos em combate.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário