17 de out de 2016

17 DE OUTUBRO - Celebração do Dia

Athena por Thalia Took
Dia de Pandrosós, a deusa grega da agricultura e do orvalho. Juntamente com Agraulós e Herse, ela formava a tríade das Augrálides, antigas deusas pré-helênicas de Ática. Agraulós, a irmã mais velha, era a deusa da terra; as outras duas irmãs eram as deusas do orvalho, mas agiam sempre em conjunto para fertilizar a terra.
Posteriormente, criou-se um novo mito, ligando essas antigas deusas à Athena. As Augrálides teriam recebido de Athena uma caixa para guardar e jamais abrir. 

Por um certo tempo elas obedeceram; porém, a curiosidade foi mais forte do que a promessa e Agraulós e Herse abriram a caixa, encontrando Erichthomus, o "nascido da terra", o terrível filho-serpente de Athena. Esse fato comprova a ancestralidade de Athena como deusa fértil da terra antes de ser transformada na filha virgem de Zeus

As consequências da abertura da caixa são controversas, mas a teoria mais simples aponta para Agraulós e Herse sendo transformadas em pedra, enquanto que a obediente Pandrosós foi nomeada a principal sacerdotisa de Athena.

No Japão, Kanname Sai, o festival dos novos grãos ofertados à deusa solar Ama-terasu-o-mi-kami, a filha do casal divino Izanami e Izanagi. Considerada a ancestral da família real, Amaterasu ensinou às pessoas a cultivar a terra e criar o bicho-da-seda.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário