21 de nov de 2016

21 DE NOVEMBRO - Celebração do Dia

Cailleach por Thalia Took
Celebração da deusa Cailleach, a senhora da noite e da morte. Uma das mais antigas e reverenciadas deusas celtas, Cailleach foi conhecida sob inúmeros nomes: Cailleach Bheur ou Carlin, na EscociaCally Berry ou Cailleach Beara, na IrlandaCailleach my Groamch, na Ilha de ManBlack Annis, na Bretanha Digue, no Pais de Gales, todas equivalentes da deusa hindu Kali.


Cailleach regia o Céu e a Terra, o Sol e a Lua, o tempo e as estações. Ela criava as montanhas com as pedras que carregava em seu avental, mas também trazia aos homens as doenças, a velhice e a morte. Seu nome não aparece nos relatos escritos, apenas nas antigas lendas e crenças ligadas aos lugares que levam seu nome. Acredita-se, por isso, que ela era uma divindade pré-celta, trazida pelos povos colonizadores das Ilhas Britânicas, vinda do leste europeu, possivelmente da Índia. Nas lendas medievais, ela é descrita como a Rainha Negra ou a Velha Bruxa, seu nome passando a ser sinônimo de mulher velha. 

Cailleach é a guardiã do portal que leva à parte escura do ano, iniciada no Sabbat de Samhain e é invocada nos rituais de morte e transformação, com muita seriedade e profundo respeito.

Dia do deus maia Kukulcan, a Serpente Emplumada, o primitivo deus tolteca que foi, posteriormente, sobrepujado pelo deus Quetzalcoatl.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.
 http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário