2 de dez de 2016

02 DE DEZEMBRO - Celebração do Dia

Hari Kugo, o Festival das Agulhas no Japão honrando as ferramentas e artes das mulheres, dedicado às deusas padroeiras das artesãs  japonesas.

Reverenciam-se  as deusas Chih Nu - a "Tecelã do Céu", que tecia as roupas das divindades com as cores do arco-iris; Hsua Yuan - a deusa dos bordados; Hani-yasu-bime-no-kami - a "Princesa de Barro", a padroeira dos artesãos de argila; Huang Daopo - a deusa do algodão; Kamu-hata-hime - a deusa do tear e San Gufuren - a deusa do bicho-da-seda.

Minerva's wrath against
Arachne, engraving by Ph. Gunst
Comemoração grega de Arachne, a jovem e orgulhosa tecelã que desafiou a deusa Athena para uma competição. Arachne teceu uma maravilhosa tapeçaria, retratando, porém, todo o Panteão grego em poses indecorosas. Athena rasgou seu trabalho; Arachne, envergonhada, enforcou-se. Seu espírito foi transformado em aranha por Athena e sua espécie guarda até hoje seu nome (aracnídeos).

Ritual do Dia:
Reserve algum tempo no dia de hoje para meditar a respeito de suas atitudes impensadas e suas demostrações de falso orgulho. Avalie os padrões distorcidos de sua vida, visualizando novos recursos criativos para alterá-los. Inspire-se na paciência e habilidade da aranha para tecer um novo modelo para a sua vida, sem enredar-se nos nós, sem apertar ou soltar demais os fios.

Festival de Shiva, o deus hindu da dança.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário