3 de dez de 2016

03 DE DEZEMBRO - Celebração do Dia

Celebração romana para Bona Dea, a personificação da Terra e de sua fertilidade. 

Bona Dea - "A Boa Deusa" - era, originariamente, um termo que descrevia a deusa Fauna em seu aspecto de mãe da Terra e deusa da abundância. Com o passar do tempo, seu nome passou a designar apenas a Mãe Terra. Seus rituais eram secretos, reservados apenas às mulheres e estritamente proibidos aos homens. Sabe-se, apenas, que eram feitos nas casas das matronas ricas, em quartos decorados com folhagens, conduzidos por Vestais e incluíam danças e festejos enquanto o vinho fluía abundantemente.

Festa de Fauna, Fátua ou Damia, deusa romana dos campos e bosques, irmã de Fauno. Neste dia os camponeses lhe ofereciam leite, mel e nozes; às vezes, incluía-se o sacrifício de uma ovelha ou cabra.

Antiga comemoração de Airmid, a deusa irlandesa da cura. Embora pouco conhecida, Airmid era uma famosa curandeira, utilizando ervas e pertencia aos Tuatha de Danaan, grupo de divindades pré-celtas. Ela surgia vestida com um manto coberto de ervas e protegia todos aqueles que as utilizavam em curas.

Celebração da Dama de Baza, antiga deusa da Terra e da natureza, padroeira da tribo dos turetanos, na Espanha.

Na Grécia, festejos para Cibele e Rhea, manifestações da Grande Mãe Terra.

Ritual do Dia:
Fortaleça-se guiada pelos influxos favoráveis deste dia. Reúna algumas amigas e preparem um ritual de cura. Usem velas de cera de abelhas, ervas aromáticas, água da chuva, pedras de rio, conchas e pinhas. Invoquem a Mãe Terra e as Deusas das Ervas e dos bosques, pedindo-lhes saúde, vitalidade, força e paz. Deixem-se conduzir pela intuição, sintonizando as energias de cura necessárias para cada uma. Depois ofereçam a água, as pedras, as ervas e algumas frutas e flores para as deusas, agradecendo e visualizando sua saúde melhorada e sua vitalidade aumentada.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário