6 de dez de 2016

06 DE DEZEMBRO - Celebração do Dia

Antiga celebração da deusa persa Spenta Armaiti ou Spandaramet, a "Piedade Divina" ou a "Devoção Bondosa". Ela protegia a terra juntamente com as Amesha Spentas, as "Imortais", guardiãs dos elementos e da vegetação, seu número variando entre seis ou mais.

Essas deusas cuidavam da terra, da água, da vegetação, dos animais e dos metais, além de serem responsáveis pelos aspectos físicos e espirituais da vida. Posteriormente foram transformadas em Arcanjos.

Dia de São Nicolau ou Santa Klaus, o "Papai Noel", um dos aspectos do Deus Odin, festejado atualmente no Natal. Sua imagem surgiu apenas no século XIX, mas é repleta de símbolos antigos. Ele vinha do Norte, a direção sagrada da Antiga Religião; suas roupas tinham as cores da Deusa (vermelho, branco e preto); sua carruagem era puxada por oito renas (as oito direções da tradição xamânica) e ele descia pela chaminé trazendo presentes, como faziam os xamãs nórdicos quando, em estado de transe, "desciam" para o mundo subterrâneo e traziam as bençãos da cura e das adivinhações para os moradores dos iglus. Há fontes que afirmam que o transe era provocado pelo cogumelo Amanita Muscaria, cujas cores são vermelho e branco.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário