9 de dez de 2016

09 DE DEZEMBRO - Celebração do Dia

Festa da Virgem de Guadalupe, no México. Neste dia, pessoas de vários lugares vêm  orar no templo da Virgem, pedindo sua benção. 

Esta era uma antiga data dedicada à deusa asteca Tonantzin, "A Mãe da Saúde"

A Grande Mãe asteca tinha vários nomes e diferentes atributos, de acordo com os lugares e tribos que a veneravam. 

Como TonanTonantzin, Cihuatzin, Toci ou Teteuinnan, ela era a Mãe Sagrada e reverenciada, padroeira das parteiras e curandeiras, detentora dos poderes de regeneração e cura pela terra e pelas ervas. Seu altar mais famoso era na colina de Tepeyac onde, no ano de 1531, ela apareceu perante os camponeses índios e pediu que seu altar fosse reconstituído, o que de fato aconteceu e a Igreja Católica dedicou-o à Virgem de Guadalupe.

Em seu aspecto de anciã, como Vovó Toci, era invocada nos rituais de purificação e reverenciada como a padroeira dos curandeiros, parteiras, xamãs, médicos e adivinhos, que dançavam calados - em estado de transe - por oito dias consecutivos defronte uma mulher coberta de flores, representando a Deusa.

Ritual do Dia:
Ore neste dia para sua saúde ou a de seus entes queridos, pedindo intuição e orientação para encontrar as soluções adequadas para seu estado. Invoque as Deusas Tonantzin e Toci, entregando a elas sua cura.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur. http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário