22 de fev de 2017

FILMES - 10 filmes com mulheres fortes para assistir no Netflix

Leilane Menezes

LEILANE MENEZES



O Netflix dá uma ajudinha para quem quer no fim de semana se divertir e celebrar o poder feminino. Uma das categorias disponíveis, atualmente, é a de Filmes com mulheres fortes. Se essa temática não aparece para você, ou se você está em dúvida sobre qual das dezenas de títulos escolher, o Metrópoles selecionou 10 filmes com personagens femininas inspiradoras, que fazem jus à pluralidade da mulher.
1. A Filha da Índia
Se você é daqueles que não gosta de enredos pesados no fim de semana, pule para a próxima opção. Mas se adora assistir a filmes que emocionam e fazem pensar, essa é uma escolha certeira. “A Filha da Índia” fala sobre o estupro coletivo sofrido por Jyoti Singh, estudante de medicina de 23 anos, que saiu do cinema em um shopping de Nova Déli, na Índia, e pegou um ônibus para voltar pra casa. Dentro do coletivo, havia cinco homens e um menor de idade. Durante a viagem, Jyoti foi violentada pelo grupo e jogada para fora do veículo, em seguida. O documentário mostra a reação da sociedade e os desdobramentos do crime.
2. What Happened, Miss Simone?
O filme sobre a cantora Nina Simone é o primeiro documentário produzido pelo Netflix. Se ainda não viu, corra. É a chance de ver imagens inéditas, conhecer diários e cartas de uma das maiores cantoras de todos os tempos. Boa parte do acervo foi cedida pela filha da Simone, Lisa Simone Kelly. O filme traz também entrevistas com amigos e artistas que colaboraram com a geniosa artista. Um dos pontos principais do enredo é a luta de Nina Simone contra o racismo.
3. A boa mentira
Três homens sudaneses partem em busca de uma vida melhor, rumo aos Estados Unidos. Eles são acolhidos por uma assistente social, Carrie Davis (Reese Witherspoon), que pouco conhece sobre o duro passado de cada um. Ela é uma mulher solteira, bem resolvida e muito prática, o que parece estranhíssimo para eles. Aos poucos, tornam-se amigos e descobrem uma nova visão de mundo.
4. Advanced Style
O projeto começou com um blog, Advanced Style, que registrava os homens e mulheres idosos mais estilosos de Nova York. As histórias viraram um documentário homônimo da página da internet, que é sucesso no mundo inteiro. Idealizado pelo dono da marca, Ari Seth Cohen, o filme tem direção de Lina Plioplyte e traz entrevistas com mulheres maravilhosas, como o ícone fashion e musa inspiradora, Iris Apfel.
5. Tomboy
Laure tem 10 anos e acaba de se mudar para uma cidade na França. Ela faz amizade com Lisa, que a identifica como um menino, devido à sua aparência. Laure, então, adota o nome de Mickaël, e passa a viver sua dupla identidade, longe dos olhos da família. A confusão entre identidade de gênero e a condição biológica é retratada com delicadeza.
6. Entre Nós
Bbaseado na história de vida da diretora e atriz principal Paola Mendoza, a protagonista Mariana sai de seu país natal, a Colômbia, com dois filhos com destino para o bairro de Queens em Nova York, local onde seu marido vive. Chegando lá, ela é abandonada pelo companheiro e tem a difícil missão de viver com duas crianças em um local desconhecido e sem nenhum tipo de direito legal. A história foi baseada na história da mãe de Paola e foi a maneira que ela encontrou de chamar a atenção do mundo para a importância da reforma da lei que tratava de imigração nos Estados Unidos.
7. Anita
O filme conta a história de uma garota com Síndrome de Down, Anita (vivida por Alejandra Manzo). Ela vive feliz, tem uma rotina tranquila em Buenos Aires e é muito bem cuidada pela mãe Dora. Na manhã trágica de 1994, tudo muda para Anita, que termina sozinha e confusa, após a explosão da bomba na sede da associação israelita na capital Argentina — fato que realmente ocorreu, em 1994, e foi o pior atentado terrorista da história do país.
8. A hora Mais Escura
Conheça a história da agente que encontrou Osama Bin Laden. O filme faz justiça à personagem da vida real, que, antes da película, havia recebido pouco reconhecimento histórico. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Bin Laden, após descobrir os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso, ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar o terrorista.
9. Coco Antes de Chanel
Todo mundo conhece a emblemática grife Chanel. Nem todos sabem, entretanto, a história de sua vanguardista fundadora. Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer, ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.
10. Frida
Lançado em 2002, o filme conta a história da artista mexicana Frida Kahlo, vivida nas telas por Salma Hayek. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário